1931

Austin 7 RL Saloon

Inglaterra

O Austin Seven representou para a Inglaterra o que o Ford T foi para os Estados Unidos: o carro que motorizou o país.
Lançado em 1922 custando apenas 225 libras, 30 a mais do que uma moto com sidecar, foi um sucesso imediato.

Ele era minúsculo, mais parecia um brinquedo infantil. Com 2,69 metros de comprimento e 1,90 m de entre-eixos, deixaria outro clássico britânico, o Mini, parecendo um espaçoso carro de classe superior, com seus 3,04 m de comprimento e 2,03 de entre-eixos. Não por acaso, ganhou o apelido de Baby Austin.

Dotado de um motor de 4 cilindros e 747 cc, pesava somente 360 Kg e desenvolvia 10,5 hp. Foi o primeiro carro produzido em larga escala a usar embreagem na esquerda, freio no meio e acelerador na direita, como usamos hoje.

Foram produzidos cerca de 290.000 carros em 17 anos, sendo 12.758 Saloon em 1931.

E não foi só na Inglaterra que ele fez sucesso. Licenciado na Alemanha, tornou-se o primeiro automóvel da BMW, com o nome de DIXIE 3/15.

Ficha Técnica

  • Fabricante - Austin Motor Co. Ltd.
  • País - Inglaterra
  • Modelo - Austin A30 Seven Saloon
  • Ano de Produção - 1922-1939
  • Unidades Produzidas - 12.758
  • Motor - Austin
  • Cilindros - 4
  • Cilindrada - 747 cc
  • Potência - 13 hp
  • Consumo - km/litro
  • Carroceria - Metal e Madeira
  • Cambio - 3 marchas
  • Velocidade máxima - 82 Km/h
  • Comprimento - 2.690mm
  • Largura - 1170mm
  • Peso - 360 Kg
  • Passageiros - 4