1959

Vespa 400

França

Em 1956, a Piaggio, icônica produtora italiana das scooters Vespa, decidiu entrar no negócio de carros. Ela projetou um pequeno veículo perfeito para as estreitas ruas da Europa. O problema é que fez isso justo na época do lançamento de outro carro do mesmo segmento: o Fiat 500 Nuova (o Cinquecento). Para não entrar em atrito com a família Agnelli, muito influente na Itália e dona da Fiat, a Piaggio decide produzir o seu Vespa 400 na França. A produção ficou a cargo da ACMA, de Fourchambault, que já produziam as scooters da marca.

O Vespa 400 saiu da fábrica com um motor de 393 cc, dois cilindros e dois tempos, produzia 20 hp e chegava a uma velocidade de 90 km/h.

E não foi só nas ruas que o carro fez sucesso. O Vespa 400 venceu várias edições do Rallye de Montecarlo na categoria 500 cc e até na 750 cc. Em 1961, a produção de carros foi encerrada com 28.000 veículos produzidos.

O carro de nossa coleção foi localizado na Holanda em 2013, com somente 9.450km. Ele é extremamente original, com “Vespa 400” escrito em suas chaves, raríssimas.
Para trazê-lo até a nossa base na Itália, em Monastier de Treviso, foram 1.344Km. Sua última proprietária morava em Paris e juntou aos documentos o Manuel de Reparation, notas de manutenção e até da troca dos 4 pneus.

Em 2017, ele ganhou o Diploma de Honra ao Mérito por ser o veículo com maior valor histórico do CAR DAY BRASIL, Concours D’Elegance 2017, organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos e pela Fédération Internationale des Véhicules Anciens.

Anúncios

Ficha Técnica

  • Fabricante - ACMA Ateliers de Constructions de Motos et Accessories Licenciada PIAGGIO
  • País - França
  • Modelo - 400
  • Ano de Produção - 1956 a 1961
  • Unidades Produzidas - 28.000
  • Motor - Vespa 2 tempos
  • Cilindros - 2
  • Cilindrada - 394 cc
  • Potência - 20 hp
  • Carroceria - Monobloco Aço
  • Cambio - 3 marchas + ré
  • Velocidade máxima - 90 Km/h
  • Comprimento - 2835 mm
  • Largura - 1270mm
  • Peso - 360 Kg
  • Passageiros - 2