1973

LAWIL VARZINA S/3

ITÁLIA

A Lawil Mechanical and Automotive Construction foi uma fábrica de automóveis localizada na Lombardia, que funcionou entre 1968 e 1980.

Sua história começa no Salão Automóvel de Paris de 1966, quando Carlo Lavezzari apresentou o protótipo de um pequeno carro. Ele logo chamou a atenção do empresário francês Henri William que encomendou sua produção em série, dando origem à Lawil, siglas da união dos sobrenomes Lavellari e William.

O nome Varzina deriva da cidade de Varzi, na Itália, onde ficava uma das fábricas. O primeiro modelo foi desenhado pela Carrozzeria Scattolini e equipado com o motor da Innocenti Lambretta 125 cc.  Estava disponível nas versões sedan, aberta e break van.

Na época, a legislação italiana estipulava que os microcarros deveriam ser equipados com no máximo três rodas. O Varzina, mesmo utilizando quatro rodas, era o menor carro do mercado italiano. Seu comprimento não ultrapassava 1,78 m, sendo bem menor que um Smart.

Com o tempo, o motor Lambretta original de 125 cc foi substituído por um 175 cc e depois por um BCB de 250 cc, e as rodas de 8 polegadas foram substituídas por novas rodas de 10 polegadas.

Apesar de não fazer grande sucesso na Itália, o S3 ia bem em outros mercados, o que garantiu a sua produção por mais de duas décadas.

Anúncios

Ficha Técnica

  • Fabricante - LAWIL spa Costruzioni Meccaniche e automobilistiche
  • País - ITÁLIA
  • Modelo - S/3 VARZINA
  • Ano de Produção - 1971 - 1980
  • Motor - BCB 2 tempos
  • Cilindros - 2
  • Cilindrada - 246 cc
  • Potência - 14 hp
  • Cambio - 4 + ré
  • Velocidade máxima - 63 Km/h
  • Comprimento - 2070 mm
  • Largura - 1270 mm
  • Peso - 320 Kg
  • Passageiros - 2