1991

Gurgel Motomachine

BRASIL

Fundada em 1 de setembro de 1969, a Gurgel Motores S/A surgiu com a proposta de produzir veículos 100% brasileiros.

Com ideias ousadas como a de investir em carros elétricos nos anos 70, transformar os compradores de carro em acionistas e oferecer inimagináveis 100.000 km de garantia, a Gurgel escreveu seu nome na história do automobilismo no país.

O MotoMachine foi apresentado pela Gurgel no Salão Internacional do Automóvel de 1990 e lançado um ano depois. O projeto deste peculiar compacto de dois lugares era do próprio dono da marca, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

O Motomachine era um 4-em-1 – podia ser transformado em quatro diferentes configurações: com capota fechada de fibra de vidro e acrílico; conversível; com o vidro rebatível para o teto para sentir o vento no rosto; e com capota de lona que podia ser rebatida.

O detalhe mais óbvio eram suas portas, feitas de acrílico, que permitiam ver o chão rodando. Outras características incomuns para a época e que só viriam a ser incorporadas anos mais tarde foram o estepe na traseira do lado de fora do veículo e o painel com regulagem de altura.
Com apenas 650 quilos e um motor Enertron dois-cilindros de 33 cv e 800 cilindradas, o carro podia chegar a 115 km/h. Foram fabricadas pouco mais de 170 unidades.

Em 1991, a fábrica entrou em processo de falência.

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Ficha Técnica

  • Fabricante - GURGEL MOTORES S.A.
  • País - Brasil
  • Modelo - MotoMachine
  • Ano de Produção - 1991
  • Unidades Produzidas - 177 (QR)
  • Motor - Gurgel Enertron 4 tempos
  • Cilindros - 2
  • Cilindrada - 792 cc
  • Potência - 34,5 hp
  • Carroceria - Fibra de Vidro
  • Cambio - 4 marchas + ré
  • Velocidade máxima - 115 Km/h
  • Comprimento - 2850 mm
  • Largura - 1450 mm
  • Peso - 650 Kg
  • Passageiros - 2 adultos