1970

Fiat 500 L

ITÁLIA

Projetado para ocupar o lugar do amado “Topolino”, o novo Cinquecento foi apresentado com um grande desfile de 120 carros no centro de Torino, sede da empresa, em 3 de julho de 1957. Não foi amor à primeira vista.

Tudo nele era muito racional e austero. Não existiam o banco traseiro, os frisos cromados e o carro vinha até sem as calotas. A primeira versão não abria nem os vidros das portas da frente.
Como resultado, o projeto do designer Dante Giacosa, que se afastava de vez de usar mecânica derivada de motos, como a Isetta e outros pequenos carros alemães da época, ganhou uma nova versão 3 meses depois de ser lançado.

Em outubro, chegou um modelo com mais acessórios pelo mesmo preço.  E quem tinha comprado alguma das primeiras unidades mais simples foi surpreendido com um cheque de 25.000 liras. O “Nuova 500” sobreviveu e virou um carro icônico.

O nosso modelo é uma versão Luxo que foi produzida entre 1968 e 1972, tendo como grande diferencial externo os para-choques com as “goleiras”. Com um motor 4 tempos de 2 cilindros, 499,5 cc e 18 cv, chegava aos 95 Km.

Uma curiosidade: este pequeno carro foi o primeiro desta coleção, comprado na província de Veneza e emplacado na Itália em nome do colecionador, que sempre manteve residência no Veneto.

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Ficha Técnica

  • Fabricante - FIAT S.p.A Turin
  • País - Italia
  • Modelo - 500 L
  • Ano de Produção - 1968-1972
  • Unidades Produzidas - 380.172 (1970)
  • Motor - Fiat 4 tempos
  • Cilindros - 2
  • Cilindrada - 499,5 cc
  • Potência - 18 hp
  • Carroceria - Aço
  • Cambio - 4 marchas + ré
  • Velocidade máxima - 95 Km/h
  • Comprimento - 3025 mm
  • Largura - 1320 mm
  • Peso - 530 Kg
  • Passageiros - 4