Sua história começa na Itália, quando a Isothermos, fabricante de radiadores elétricos e refrigeradores se aventura na produção de Scooters e de carros.
Em 1952, já com o nome de ISO, surge o 1º protótipo da Isetta, nome carinhosos dado a este pequeno carrinho em formato de ovo, com uma única porta na frente que, não por acaso, lembrava as geladeiras da época.
A ideia era produzir um meio de transporte econômico, como as motocicletas, mas que fornecesse um mínimo de conforto e proteção para quem dirigisse.
Foi lançado com grande otimismo no Salão do Automóvel de Torino em abril de 1953. Mas a reestilização do Fiat Topolino e a chegada do Fiat Cinquecento criaram uma concorrência forte.
Com apenas 15% a mais era possível comprar um carro muito mais potente. Resultado: Pouco mais de 1.000 unidades foram produzidas.
O sucesso viria através da BMW. A empresa comprou a licença da ISO e em abril de 1955 lançou a BMW Isetta, um carro com um motor monocilíndrico de 4 tempos da motocicleta BMW R25.
No ano seguinte lançou no Salão do Automóvel de Frankfurt a versão de maior sucesso, com os vidros laterais deslizantes, melhorando em muito a ventilação. Este modelo foi produzido até 1961, totalizando 160.000 “Motocoupês”.
Para muitos, esse foi o modelo que salvou a BMW de uma falência após a segunda guerra mundial.
A nossa BMW Isetta aqui exposta é uma versão Export 300, europeia, de 295 cc, desenvolvendo 13 cv e atingindo 85 km/h.