1957

Zündapp Janus 250

Alemanha

A Zündapp-Werke GmbH começou como uma fábrica de munições. Com o fim da 1ª Guerra Mundial, passou a fabricar motocicletas e se tornou uma das marcas mais conhecidas
da Alemanha.

O Zündapp JANUS 250 foi sua primeira e única tentativa de produzir carros.

O estranho modelo desenhado pelo projetista Claudius Dornier usava duas “portas de geladeira”, como a Isetta. Uma dava acesso ao banco dianteiro e outra ao traseiro. O detalhe é que as pessoas se sentavam umas de costas para as outras.

Por isso ganhou o nome de Janus, o deus romano que tinha face nos dois lados da cabeça – uma voltada para a frente, o futuro, e a outra para trás, em apreciação ao que já passou.

Lançado em 1957 e concebido como um “carro bolha de qualidade”, o Janus usava o motor de 250 cc da motoneta Bella posicionado exatamente no centro do carro, desenvolvia 14 hp e levava o carro de 425 Kg a 80 Km/h.

Custando apenas 13% a menos que o Fusca, um carro mais espaçoso, convencional e capaz de viajar a 100 km/h, o Janus vendeu somente 6.902 unidades entre 1957 e 1958, fazendo com que a Zündapp abandonasse o projeto e vendesse a fábrica para a Bosch.

Anúncios

Ficha Técnica

  • Fabricante - Zundapp GmhB, Nuremberg
  • País - Alemanha
  • Modelo - Janus 250
  • Ano de Produção - junho 1957 – outubro 1958
  • Unidades Produzidas - 6.902
  • Motor - Zundapp 2 tempos
  • Cilindros - 1
  • Cilindrada - 248 cc
  • Potência - 14 hp
  • Carroceria - Aço
  • Cambio - 4 marchas + ré
  • Velocidade máxima - 80 Km/h
  • Comprimento - 28900mm
  • Largura - 1410mm
  • Fabricante - 425 Kg
  • Fabricante - 2 + 2