A Honda só começou a produzir carros em 1962. É por isso que esse modelo ganhou o prefixo N de norimono, que quer dizer veículo em japonês, justamente para diferenciá-los das motos. Ele foi lançado em 1967 para se enquadrar nos “Kei Cars”, ou “City Cars” – veículos de até 360 cc que pagavam menos impostos.
Do tamanho de um Mini e usando o motor da motocicleta CB360, de 4 tempos e 2 cilindros, o Honda N360 chegava a incríveis 115 km/h. Com câmbio de 4 marchas, tração dianteira e 31 hp, o N360 abriu um novo segmento de mercado para a Honda, o de veículo acessível e confiável.
O novo Honda E elétrico lançado no Salão de Frankfurt de 2019 faz homenagem ao N360, replicando o seu painel de madeira e entre outras referências estéticas.
Esse modelo que você está vendo aqui foi do Japão para a Itália, sendo o carro de uso particular de Adriano Nicodemo, um prestigioso mecânico de carros antigos, de quem foi comprado com apenas 50.000 km. Foi adquirido em 28/10/2014 na cidade de Padova, Itália.